quarta-feira, 5 de março de 2008

TANGRAM

Muitos conhecem o Tangram, um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Seu nome original é: Tch´ i Tch´ iao Pan, significa as sete tábuas da argúcia. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, são elas:


  • 2 triângulos grandes,
  • 2 triângulos pequenos,
  • 1 triângulo médio,
  • 1 quadrado,
  • 1 paralelogramo.

Com estas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas entre outras. Veja:




O professor pode iniciar a apresentação deste jogo-material pedagógico contando uma lenda sobre o Tangram, assim:
Um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderá eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

Com o uso do Tangram o professor pode trabalhar:

  • identificação,
  • comparação,
  • descrição,
  • classificação,
  • desenho de formas geométricas planas,
  • visualização e representação de figuras planas,
  • exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras,
  • compreensão das propriedades das figuras geométricas planas,
  • representação e resolução de problemas usando modelos geométricos,
  • noções de áreas,
  • frações.
Projeto

JUSTIFICATIVA:Despertar o interesse pelo estudo e o estimular a desenvolver a própria criatividade.

OBJETIVOS: Desenvolver o prazer pelo estudo.

METAS: Sugeri que os alunos acomodados em grupos utilizassem as sete peças do Tangram para construção de qualquer figura geométrica.

AÇÕES:
1. Os alunos conheceram a história do Tangram;
2. Conheceram o nome de cada parte do Tangram;
3. Fizeram os cortes necessários;
4. Usaram a criatividade para criar desenhos com formas geométricas;
5. Calculo de área.

EQUIPAMENTOS / MATERIAIS UTILIZADOS: Sulfite, papel cartão, lápis de cor, tesoura, cola.

2 comentários:

Roberta disse...

Adorei o post. Parabéns!

Eu comprei o tangram para meus alunos em uma loja na internet. Fica aí a dica http://www.maniakids.com.br/tangram

Cibeli disse...

Obrigadaaaaaa!!!!