quarta-feira, 5 de março de 2008

ADIVINHAÇÕES

JUSTIFICATIVA: Sendo final de ano temos que trazer atividades onde possamos atrair o aluno de forma em que ele lembre e estude matemática de um jeito indireto e que o mesmo nem perceba que está estudando.

OBJETIVOS: Estimular o raciocínio lógico e atrair os alunos de maneira que eles nem percebam que estão resolvendo exercícios de matemática.

METAS:
· Estimular o raciocínio;
· Reforçar o aprendizado;
· Estimular os alunos a trabalhar em equipe.

AÇÕES:
A professora da sala trouxe adivinhas para fazer com os alunos;
Houve um tipo de “competição” entre os alunos para saber quem sabia responder mais rápido e de maneira correta;
Em seguida eles fizeram com os colegas o mesmo, mas com adivinhas que eles aprenderam na rua e até mesmo com familiares.

EQUIPAMENTOS / MATERIAIS UTILIZADOS: Adivinhações cedidas na D.E.



CAMPEONATO DE ADIVINHAS DE MATEMÁTICA

1. Quando é que tenho 4 tiro 1 fica 5? IV - I = V.
2. Num avião iam 4 romanos e 1 inglês. Qual é o nome da aeromoça? IV(ROMANOS) E ONE(INGLÊS) = IVONE.
3. Quando é que 1 + 1 é igual a 3?
4. Quando é que nove menos um é, igual a 10?
5. O que o livro de matemática disse para o de português?
6. Qual é a diferença entre uma lagosta de seis meses e um elefante de 14 anos?
7. De que lado fica a asa da xícara?
8. O que é que quanto menos se perde mais se tem?
9. O que é quanto mais curto mais se prende?
10. O que é que quando mais se tem menos se sabe o que fazer com ele?
11. E o ultimo a subir e o primeiro a descer. O que é?
12. O que a máquina de somar disse para o contador?
13. O que é que quando se perde nunca mais se encontra?
14. O que é que fica mais baixo com a cabeça do que sem ela?
15. O que é que tem 4 boca e não fala nunca?
16. 16. O que é que quanto mais se tira mais se tem?
17. 17. O que é que quanto mais se tira maior fica?
18. O que é que nunca está no começo e nunca está no fim?
19. O que é que quanto mais cresce, mais perto fica do chão?
20. O que é que quanto mais se corta maior se fica?
21. O que é uma árvore com doze galhos, cada galho com 30 frutas, cada fruta com vinte e quatro sementes?
22. Uma casa de quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos, quantos gatos tem na casa?
23. É leve como o ar, mas ninguém consegue segurar por mais de alguns segundos?
24. O que é que tem 24 pés?
25. Qual é a medida que é uma fera?
26. Qual é a metade de 2 + 2?
27. Qual é a diferença entre um avarento e o vento?
28. Qual é a diferença entre a aurora e o pôr-do-sol?
29. Qual é a palavra que tem 4 letras, mas vale sete?
30. Quando é que o relógio vira mulher?
31. Como é que os relojoeiros resolvem uma briga?
32. Onde é que as palavras valem mais do que a mensagem?

100 comentários:

Èrica Santos disse...

Kd a respostaaaaaaa!

Unknown disse...

como nois vamu saber
se naum tem respostas????????????

bebê disse...

gostaria de saber as respostas

Marciane disse...

pois é cada as respostas, estou com vontade de trabalhar as adivinhações mas as respostas precisasm aparecer nao acha?

Unknown disse...

Adorei o projeto,realmente me estimulou a estudar...
...Quais são as respostas?

LULU disse...

por favor me envie as repostas o mais rapido possivel.

Lucia.

André Santucci disse...

Gostaria de saber as respostas das adivinhações, poderia me mandar, por e-mail alsantu@hotmail.com e se tiver mais projetos principalmente para 7ª e 8ª série agradeço.

Unknown disse...

cadê as respostas?

Unknown disse...

gostaria de ter as resposta por favor me envie por email ( maraluz26@yahoo.com.br)

Unknown disse...

Gostararia de saber as respostas! Mande pra mim por e-mail:maychele1@hotmail.com obrigada!

Profª Val Sotero disse...

Eu tbm gostaria de receber as respostas. Obrigada.

na disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
na disse...

Bastante interessante!!!!!!!!Gostaria de obter as respostas.

Desde já, agradeço.

Unknown disse...

Nossa... Adorei as adivinhações..
Gostaria se possivel me enviar as resposta para que eu tbm posso estar usando essa atividade com meus alunos.. Márcia.. mogi Mirim SP

Vinicius Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Nascimento disse...

Gostei muito das adivinhações e gostaria de trabalhar com elas.
Será que você poderia me mandar as respostas?
viniciusromano77@gmail.com

Unknown disse...

Amei.As adivinhações são muito legais,gostaria de poder trabalhar com os meus alunos.
Você poderia me mandar a resposta?
Meu email é:
vanessaperola77@gmail.com

Nasser e Cecilia disse...

Adorei as adivinhações, TEM COMO VC ME MANDAREM AS RESPOSTAS..., manda para nasserourivesfilho@yahoo.com.br

GRUPO CHAMA DO AMOR disse...

ADOREI GOSTARIA QUE ME MANDASSEM A RESPOSTAS CLAUDIA.PALOMA@YAHOO.COM.BR

Fernando Cardoso disse...

Gostaria de saber as rspostas de algumas dessas questões para que se possa trabalhar com elas em sala de aula.

Fernando Cardoso disse...

gostaria de receber por e-mail algumas dessasrespostas.

Professora Gláucia disse...

Me chamo Gláucia, sou professora de Matemática e gostaria de receber as respostas via email: glauciaoliveiradesa@gmail.com

Unknown disse...

Olá, sou Vânia, professora de Maetmática. Gostei muito das adivinhas e gostaria de receber a respostas por email: vsoanat1@professor.sp.gov.br

Obrigada!

Unknown disse...

Gostei muito da adivinhação mas onde está as respontas? Por favor mande para esse enderenço:
oliveiraprof_patos@hotmail.com

Lais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Passos disse...

Gostei muito das adivinhas, por favor mande-me as respostas urgente, pois tenho q/ realizar um trabalho.
Obrigada, Maria do carmo
E-mail: carminha09passos@gmail.com

Carlos Oliveira disse...

mande as respostas

Unknown disse...

Gostaria de receber as respostas das adivinhaçõesmizel

Unknown disse...

Adorei, gostaria de saber as respostas. poderia me mandar por e-mail jucy-batista@hotmail.com

Matemática e a organização disse...

Olá!!! Ótima atividade...
Mande, se possivel, as respostas!!!!
Belbap1@hotmail.com
Grata

Sonho de Closet disse...

Popr favor preciso das respostas até hoje às 20:00h, é possível?

Luciane Bastos

Sonho de Closet disse...

Gostaria de receber as respostas ainda hoje, até às 20:00, é possível?

Luciane

Unknown disse...

adorei seu blog, tem varias sugestoes de atividades que gostei de usar em sala de aula, porém gostaria de obter as respostas das adivinhações, por favor me envie por e-mail: kreceski2@hotmail.com

Adriano disse...

Olá,se alguém tiver as respostas e puder enviar..

Lílian disse...

Dava pra mandar as respostas pro meu e-mail lalalima419@gmail.com

caio disse...

gostei da proposta.. vc pode enviar as respostas para meu e-mail por favor..?
sergio_boca_xavier@hotmail.com
desde já agradeço
Caio

caio disse...

boa tarde.. gostei demais das advinhações.... por favor voçê pode me mandar as respostas?
desde já agradeço
caio e-mail: sergio_boca_xavier@hotmail.com

Adriana Ferreira disse...

olá gostei muito das perguntas poderia me manda as respostas por favor. email drika.ufmt2010@gmail.com Muito obrigada

Blog da Eliane no curso de Educação Digital disse...

Gostaria muito de saber as respostas para aplicar na escola na qual trabalho. Se possível envie para meu e-mail: elianemat9@yahoo.com.br

Unknown disse...

Ola, gostaria de saber as respostas das adivinhações se puder mandar por e-mail agradeço jb.santosfilho@gmail.com
Obrigado!!

Unknown disse...

Poderia mandar as respostas para mim?
vladiacarla@gmail.com

Amauri Fernandes disse...

muito bom!!
mas gostaria de saber das respostas?

Unknown disse...

MUITO LEGAL O SEU BLOGGER. GOSTARIA Q ME ENVIASSE A RESPOSTA.
EMAIL msbmatos@hotmail.com

GRATA.

Unknown disse...

oi me manda por favor as respostas das advinhaçoes po e-mail, gostei muito...obrigada!!!
jayneallene@yahoo.com.br

Unknown disse...

Gostei muito das adivinhações. Envie-me as respostas.e-mail nubiacelestteAyahoo.com.br

Marcia Cunita disse...

Ótima atividade!
Gostaria de ter as respostas.
marciacunita@yahoo.com.br

Unknown disse...

Muito boa as adivinhações, mas gostaria muito de saber as respostas para trabalhar na minha escola, se puder colocar ou enviar por email serei muito grata
cleniasf@hotmail.com

Andréa e Lucélia disse...

Por favor me envie as respostas das advinhações, para poder trabalhar com meus alunos. Meu email é lucélia78@yahoo.com.br OBRIGADO

Unknown disse...

por favor me mande as respostas por email para eu trabalhar com meus alunos

simone disse...

Vc poderia me mandar as respostas???Para: simone.sika@hotmail.com e mone.matematica@yaho.com.br....desde já agradeço...

Obrigada....

Anônimo disse...

Quais são as repostas? Gostaria que me mandasse por e-mail?
nanazinhaoliveira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Quais são as repostas? Gostaria que me mandasse por e-mail?
nanazinhaoliveira@yahoo.com.br

ritakassya2011 disse...

sou kassya gostei muito e queria trabalhar com meus alunos tem como vc mandar as respostas?... meu orkut... ritakassya2011@hotmail.com

Wendel disse...

Oi muito bom tem como me mandar as respostas wendel.pires@hotmail.com , vlw

EDSON MONTIMOR disse...

Gostaria de saber as respostas das adivinhações, poderia me mandar, por e-mail edsonmontimor@hotmail.com e se tiver mais projetos principalmente para 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano)agradeço.

Pérola e Fernanda disse...

gostaria de saber as respostas mande por mail perolakorggo@yahoo.com.br

Patrícia disse...

Oi boa tarde! As adivinhações são muito ricas. Gostaria de trabalhar elas em minha sala de aula...sei as respostas de algumas, mais outras realmente não sei. Pode me enviar as respostas por favor!
De já agradeço.
Professora Patrícia.
e-mail: pat.y.pynk@hotmail.com

Unknown disse...

Como saberei a resposta?

lucy disse...

gostaria de saber as respostas para trabalhar com elas,se possível mande pra mim.

lucy disse...

manda pra mim as respostas

lucy disse...

adorei

Marcus Vinícius disse...

Sensacional,algumas eu acertei.Me mande as respostas das adivinhações por favor.

Marcus Vinícius disse...

Sensacional, gostei muito das adivinhações, se possível, mande-me as respostas, ficarei grato.

spinosa disse...

Sensacional, adoraria se obtivesse a resposta para poder trabalhar com meus alunos, que são da rede pública e são muito carentes. prof spinosa

email- jspinosacompany@yahoo.com.br



Fortaleza ce

spinosa disse...

sensacional, adoraria se o professor pudesse me enviar as respostas para eu poder também trabalhar com meus alunos, que são da rede estadual de ensino.

email- jspinosacompany@yahoo.com.br

Fortaleza- ce

- miih ' disse...

- ihuuuu , muito maneiro ... mais teria como alguem ae me mandar as respostas , para que eu possa trabalhar com elas ' *-*

mande ae pra mim : e-mail : guilhermeomii@gmail.com

Desde já agradeço ' Abraços .

nickmelo disse...

seria pedir muito, se precisasse das respostas, se não... meu e-mail é juniomcosta@bol.com.br

nickmelo disse...

se não for pedir muito, manda aeh as respostar, será muito útil...
desde já agradeçõ...

Luzy Santos disse...

adorei as adivinhações, mas não achei as respostas, por favor me mande por email: luzanildasan@gmail.com

genilda.caic disse...

Gostaria de receber as respostas;
meu e mail genilda.caic@hotmail.com

Sonia disse...

gostaria de receber as respostas, pois pretendo trabalhar com os alunos.
Fico muito grata!

Sonia disse...

A tempo,
meu e mail é: sonia_ns_maeda@yahoo.com.br
grata

Profª Patrícia Bogaz Trevizan Uzan disse...

Olá... Achei muito interessante estes projeto, e gostaria de trabalhar com os meus alunos, porém gostaria das respostas, por favor, você pode me disponibilizar? meu email é patriciabogaz@hotmail.com

Desde já, agradeço...

viva holisticamente disse...

oi gostei muito do seu blog pode me mandar as respotas
meu imail é jhenyffercarvalho@hotmail.com
Obrigado

Unknown disse...

gostei das questões, por favor me manda as respostas para o meu e-mail:isaelbatista@yahoo.com.br, desde já agradeço

Maria Auxiliadora disse...

Olá Professora!
Adorei as adivinhações!Me envie as respostas.
Meu e-mail é:auxilip.pinheiro@gmail.com

Saudações!!!

Curiosidades na História disse...

Gostei das adivinhações. Poderia me enviar as resposta para: maicondiasnogueira@hotmail.com

Rosa disse...

Quero as resposta das advinhções, me man por e-mail: rosianelima2@hotmail.com
adorei...bjs

Unknown disse...

Quero as resposta das advinhções, me manda por favor obrigada e-mail: carla_fcmg@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria das repostas se puder me enviar agradeço muito,email brunacst@yahoo.com.br

Obrigado
Brunae

Fotos e + fotos disse...

Boa noite, gostaria que vc me mandasse a resposta, pois quero muito trabalhar com meus alunos.
Desde já agradeço.

daiane_oliv_nani@hotmail.com

Portal JRA disse...

oi gostaria de saber as respostas para trabalhar em sala de aula com meus alunos, por favor envie para o meu email.
janaynna-barros@hotmail.com

Unknown disse...

Adorei está dinâmica, mas será que poderia me enviar as respostas?
prof.jaimevieira@gmail.com

Obrigado!

Marizete disse...

adorei, me envie as respostas, para marizzete.mat@hotmail.com

Marizete disse...

me envie resposta, obg

Unknown disse...

adorei o projeto, gostaria que por gentileza mandasse as respostas pra o meu e-mail mychael_fernandes@hotmail.com
agradeço....

Unknown disse...

Por favor manda as respostas para meu email rufino_luan@hotmail.com

Unknown disse...

gostaria de trabalhar com essas adivinhas, por favor mande as respostas

Unknown disse...

gostaria de receber as respostas

Unknown disse...

Por favor preciso da resposta. Adorei
crishoramatematica@gmail.com

Claudinéia Dias disse...


gostaria de trabalhar essas atividades com meus alunos ,mais preciso das respostas, abraços
clausantos.uba@gmail.com

Claudinéia Dias disse...


Aguardo resposta! adorei a pagina.

Anônimo disse...

Olá!!
Muito legal....gostaria de receber as respostas....alinelaba@gmail.com...bjs

Unknown disse...

Muito bom mesmo! Você está de parabéns pelo ótimo trabalho. Gostaria, se possível, de receber todas as resposta das advinhações, o meu e-mail é: aildrego@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia !!!
Gostaria de saber as respostas, meu email é priscipinheiro@gmail.com

Att,

Priscila.

Unknown disse...

Bom dia,
Se possível enviar as resposta para o e-mail: wilson_15filho@hotmail.com

Colonia disse...

Oi boa noite! As adivinhações são muito ricas. Gostaria de trabalhar elas em minha sala de aula. Pode me enviar as respostas para o e-mail: coloniajc@gmail.com

Agradeço.

Cledson

Lúcia silva disse...

Boa noite,
se possível enviar as respostas das adivinhações para o email: lucia_silva27@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá...gostaria de receber as respostas das adivinhações.
carlak1212@hotmail.com

Unknown disse...

Poderia me enviar as respostas? meu e-mail é bobrnneto@uol.com.br. Grato