quarta-feira, 5 de março de 2008

ANDANDO NA TRILHA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS


JUSTIFICATIVA: Atividade proposta visa estimular a aprendizagem de uma forma lúdica e exercitar o raciocínio de forma a torná-lo mais rápido.

OBJETIVOS:Os jogos em geral exigem disciplina e obediência a convenções, mas, estimulada pelo objetivo do jogo e pelo prazer da competição, a criança desenvolve habilidades que lhe possibilitam compreender a matemática de maneira natural e agradável.

METAS:
· Estimular o raciocínio;
· Reforçar o aprendizado;
· Estimular os alunos a trabalhar em equipe.

AÇÕES: Cada um na sua vez, os participantes jogam um dado e, de acordo com o número obtido, avançam até uma casa onde está o desenho de uma forma geométrica. Se sair:
3 ou 6, para o desenho da forma espacial mais próximo
· 2 ou 5, para o desenho da forma plana (região) mais próxima
· 1 ou 4, para a casa do contorno de forma plana mais próxima
Ao atingir a casa, o participante deve falar o nome da forma geométrica. Se acertar, avança mais uma casa. Vence o jogo quem cair na casa que tem as 3 formas geométricas e disser corretamente o nome delas.

EQUIPAMENTOS / MATERIAIS UTILIZADOS: Trilha com formas geométricas e dado.

4 comentários:

Aprender a Aprender disse...

Gostei muito deste jogo, os meus alunos gostaram muito, parabéns!!!

Cibeli disse...

Que legal......fico feliz!

Unknown disse...

Bom dia!
Que material utilizo para fazer a trilha?

Anônimo disse...

oi fiz um pro estagio assim: com papel color 7 colorido cortei todas as formas geométricas de tamanhos diferentes como são pequenos utilizei as formas mais conhecidas (quadrado,redondo,retangulo e triangulo)assim colquei numa folha de eva grande todas as formas geométricas e por cima coloquei papel contact transparente ficou show e bem colorido e o dado fiz com caixa de leite e eva tbm